Crónica de Pequim, assinada pelo treinador Élio Terrível e o nadador Diogo Carvalho, do Clube dos Galitos, nos Jogos Olímpicos.
«Chegámos à Aldeia Olímpica (maior que muitas cidades…) ao final da tarde. A viagem durou cerca de 3h e sem incidentes.
Fomos bem recebidos pela missão do COP, que nos guiaram até aos blocos de habitação onde permaneceremos durante toda a nossa estadia. Os apartamentos são bons e espaçosos.
No que diz respeito à alimentação, há um enorme bloco de restauração, com comida proveniente de todas as zonas do globo.
Ontem treinámos numa piscina um pouco longe daqui, mas hoje já conseguimos treinar na piscina de competição ” O Cubo”. É um complexo de piscinas com tudo o que há de melhor no Mundo, aliada a uma arquitectura inovadora.
Também tivemos acesso à entry list, onde o Diogo é o nadador Português melhor colocado com o 16º tempo. Em Atenas o Tempo dele teria dado o 6º lugar classificado na final… É o ritmo impressionante da evolução da natação Mundial, quando muitos já pensavam que estaríamos perto do limite humano.
Todo este ambiente é fantástico, rodeado diariamente por grandes atletas de todas as modalidades, e também por fortes medidas de segurança que se justificam em pleno.
De resto, as minhas palavras não chegam para exprimir tudo o que vemos, ouvimos e sentimos.
Por isso aqui vão umas fotos para partilhar com os aveirenses e galitos que se preocupam e torcem por nós.
Um abraço!
Élio Terrível e Diogo Carvalho em Pequim.