Começam esta quarta-feira e terminam a 26 de maio as comemorações do 2º aniversário Instituto Confúcio da Universidade de Aveiro (IC-UA) que no próximo ano lectivo terá 1500 alunos da região a aprenderem mandarim.
No próximo ano letivo, arranca o projeto de ensino no 3.º ano das escolas do ensino básico de Espinho juntando-se aos projetos de ensino em S. João da Madeira e Vale de Cambra
O instituto tem desenvolvido atividades para divulgar a cultura chinesa e promover as relações entre Portugal, entre exposições, espetáculos e workshops.
O programa do segundo aniversário inclui ainda um ciclo de cinema que aborda temáticas relacionadas com a no Teatro Aveirense e anfiteatro 3.1.15 da UA. As sessões de 28 de abril, que inclui o documentário “Arrivederci Macau”, e de 2 de maio, com o filme “Amor e dedinhos de pé”, são om a presença dos realizadores, Rosa Coutinho Cabral e Luís Filipe Rocha.
Para 26 de maio está marcada uma mesa redonda com os realizadores Rui Nunes, Rui Filipe Torres e Bruno Mendes da Silva.
Palestras e workshops, atividades culturais, música, dança do dragão, demonstração de artes marciais e um concurso de língua chinesa são outras atividades do programa
O 1.º torneio universitário de artes marciais inter-estilos realiza-se a 13 de maio, no pavilhão do Bom Sucesso com a participação de praticantes de sete instituições de ensino superior nacionais.
No ano passado, o IC-UA lançou o I Prémio de Artes “Lendas da China premiando trabalhos nas áreas de “Arte”, “Design” e “Música, e o lançamento da II edição desta iniciativa é uma das atividades que marcará o programa do segundo aniversário. O concurso destina-se a residentes em Portugal e tem o objetivo de reconhecer e incentivar a prática artística e do design como fator de divulgação e desenvolvimento da cultura chinesa.