
A dragagem de areia no canal principal de navegação de Aveiro e a deposição a sul do 1.º esporão da Barra/Costa Nova, (no total serão 135 mil metros cúbicos) foi observado durante uma Administração do Porto de Aveiro realizou uma visita aos trabalhos. A draga recolhe os sedimentos no canal e deposita na praia, através de uma tubam emersa, instalada perpendicularmente em frente á praoia da Costa Nova afetada em fevereiro último pela forte agitação marítima que quebrou o cordão durar e o passadiço.
É um investimento de 280.000 euros,« estimando-se a sua conclusão no prazo máximo de um mês», segundo a administração do Porto de Aveiro.
Em simultâneo com estes trabalhos, «decorrem os trabalhos de dragagem do Porto de Pesca do Largo e da doca de recreio do Jardim Oudinot, destinados a melhorar as condições de navegabilidade e segurança dessas zonas, utilizadas pelas empresas da pesca do largo e para atividades náuticas de recreio».
O Porto de Aveiro «tem assegurado um contributo efetivo para o reforço do cordão dunar com a imersão de um volume anual médio de 500.000 metros cúbicos de sedimentos».

