Foi criado um consórcio de câmaras municipais da região de Entre o Douro e Vouga que vai candidatar o projecto Entre o Douro e Vouga Digital ao programa Operacional Sociedade de Informação.
O consórcio é formado pelas câmaras de Oliveira de Azeméis, Arouca, Vale de Cambra, São João da Madeira, Santa Maria da Feira, Sever do Vouga e a Agência de Desenvolvimento Regional do Entre Douro e Vouga.
A criação do consócio foi formalizada num protocolo assinado pelas câmaras municipais que pretendem criar “autênticas cidades digitais na região em áreas tão abrangentes como as dos processos autárquicos, cultura, social, ambiente, actividade empresarial, saúde e conhecimento”.
Os responsáveis pela candidatura esperam “projectar os municípios do Entre Douro e Vouga para um novo patamar em termos de inovação e de capacidade tecnológica, criando plataformas de acesso às tecnologias da informação e comunicação por parte dos cidadãos, escolas, empresas e serviços públicos de forma a combater atrasos de desenvolvimento, promover a competitividade e a qualificação, esbater as distâncias e aumentar a acessibilidade à informação e a novos serviços”.
Um dos objectivos pretende uniformizar os processos entre todos os municípios, tornando-os mais rápidos e eficazes, introduzir novos serviços de apoio aos munícipes e permitir a consulta de serviços e processos.
No plano da educação e formação o projecto aposta no envolvimento dos centros de formação profissional, estabelecimentos de ensino superior ou tecnológico e escolas do 1º, 2º e 3º ciclos da região, Visionarium e Parque de Ciência e Tecnologia.
A nível empresarial o objectivo é levar o sector a adoptar práticas inovadoras no âmbito das novas tecnologias de informação permitindo uma maior facilidade no uso e consulta de serviços e o acesso ao comércio electrónico e informação especializada.
A componente social contempla as vertentes da saúde e da assistência a crianças e idosos com a introdução de tecnologias de informação nos infantários, lares de terceira idade com especial incidência para o sistema de video-conferência.
Outras vertentes do projecto envolvem a disponibilização de conteúdos e iniciativas sobre as áreas do ambiente, desporto, lazer, artesanato, gastronomia e património histórico-cultural (museus on-line e criação de um portal geográfico).