A Universidade de Aveiro e a CIVITAS Aveiro – Associação para a Defesa e Promoção dos Direitos dos Cidadãos comemoram os 56 anos da Assinatura da Declaração Universal dos Direitos, esta terça e quarta-feira.
No primeiro dia entra em funcionamento o Tribunal da Ralação, um tribunal interactivo, no Departamento de Comunicação e Arte. Um sistema grava as “ralações de quem desejar expressar-se”.
“A ideia é proporcionar um espaço lúdico/artístico onde o cidadão comum vá expor os seus casos, fazer os seus julgamentos, proferir as suas sentenças. Trata-se de um espaço de manifestação de opiniões, de desabafo, de denúncia, mas também de elogio e de expressão. Uma espécie de speakers corner mediado tecnologicamente e com um carácter lúdico e artístico”.
No dia seguinte, esta quarta-feira, são instaladas tribunas no átrio da Reitoria, “que podem ser accionadas pelo público, emitindo as sentenças recolhidas anteriormente”.
Às 10:30h desfila a banda musical, do Departamento de Comunicação e Arte até à Reitoria. Na Reitoria estão expostas esculturas de alunos de Dramaturgia da Comunicação Humana e Projecto.
Neste dia é homenageado Sérgio Vieira de Melo, realiza-se um encontro do Projecto Direitos Humanos em Acção, assiste-se ao Teatro de Sombras, pelos docentes e alunos de Expressões Artísticas da Infância II, ao Lançamento da Caderneta dos Direitos Humanos em Acção, na Escola EB 2, 3 de S. Bernardo, uma conferência sobre Representação das Pessoas em Situações de Incapacidade – uma exigência de cidadania activa, pelo Juiz Conselheiro Armando Leandro e o encontro Pensar e Agir – Planeamento das Acções do Projecto Direitos Humanos em Acção pelos animadores Conceição Lopes, Inês Guedes de Oliveira e Carlos Aguiar.