Alberto Souto é o primeiro a apresentar-se como candidato a coordenador da federação distrital de Aveiro do PS, nas eleições marcadas para Março. A candidatura foi apresentada ao princípio da noite desta terça-feira.
José Mota, presidente da Câmara de Espinho é o actual líder, eleito nos útimos 12 anos para a Federação, com o apoio do histórico Carlos Candal e dos eleitos em vários mandatos para deputados na Assembleia da República.
Se José Mota se recandidatar ao cargo, Alberto Souto, presidente da Câmara de Aveiro, recém-filiado no partido e membro da Comissão Nacional do PS, terá de vencer o aparelho distrital do partido controlado há uma década pelo autarca espinhense.
Mas José Mota ainda não disse se se recandidata ou não.
Alberto Souto disse na apresentação da sua recandidatura que “chegou a altura de mudar as pessoas para que novas práticas possam surgir”
Contrastanto com a actual liderança de José Mota, Alberto Souto diz que há no distrito “uma enorme vontade de construir um melhor PS”.
Embora novo no partido, desde Março de 2002, alegou o facto de ter conseguido a vitória para o PS na Câmara de Aveiro nas duas últimas eleições autárquicas, destronando o CDS-PP que manteve o poder da autarquia durante 20 anos.