Na sequência de uma agressão com faca, esta quinta-feira em Aveiro, o candidato do Bloco de Esquerda à Câmara de Aveiro, João Moniz diz que «é preciso mais policiamento de proximidade feito em diálogo com as comunidades e com os moradores». A cena violenta fez duas vítimas, alegadamente golpeados com uma faca por um menor e a sua mãe nas imediações da Ponte de S. João e dos viadutos da A-25 e da ferrovia.
«A sociedade não pode tolerar este tipo de atos e comportamentos antissociais em que quase sempre as primeiras vítimas são os mais vulneráveis», escreve o candidato nas redes sociais porque, argumenta, «a segurança é um bem público que deve ser preservado mas é a consequência uma sociedade coesa onde a riqueza é partilhada. A criminalidade medra em climas sociais de soma zero, em que o princípio reinante é o olho por olho, dente por dente».
Entende ainda que «quando os serviços públicos são delapidados e a riqueza é concentrada num pequeno grupo da população, os comportamentos antissociais florescem».