A Câmara de Estarreja deu um passo importante para virar o concelho para o rio, através da criação do primeiro parque de lazer urbano no concelho, através da adjudicação dos trabalhos à empresa Vítor Almeida & Filhos, S.A, que deverá iniciar a obra em Outubro.
Numa comunicado, a autarquia diz que “o futuro Parque será o elo de ligação entre a Vila e a envolvente ribeirinha do Antuã devolvendo o Rio aos munícipes e unindo simbolicamente o norte e o sul do Concelho”.
A Câmara vai modificar a imagem do rio, alargando-o “em forma de lago, criará um espelho de água, numa extensão de 140 metros e com uma largura de 30 metros”. Será um lago artificial e a Câmara sugere a sua utilização por barcos telecomandados.
A Câmara tem um orçamento de 985 mil euros e 10 meses para “requalificar e dinamizar o espaço localizado entre a zona urbana da Vila de Estarreja e o leito do Rio Antuã”, numa área de intervenção com cerca de 4,6 hectares.
Segundo o plano, vai nascer uma “Estrutura Verde Urbana e Zona de Desporto e Lazer” entre o centro da vila e as margens do Antuã e a Câmara espera que seja conseguido atingir o objectivo de “melhorar o ambiente urbano e a salvaguardar e valorizar as margens do Rio Antuã numa perspectiva ecológica e cultural”.
Do projecto fazem parte uma praça, parque infantil, um skate park, café e esplanada, um parque de estacionamento, circuito de manutenção, uma plataforma pedonal sobre o rio, um espelho de água, árvores, espaços verdes e iluminação. O espaço ficará com as condições para a realização de eventos culturais, infantis, recreativos e tradicionais.