A ponte de S. João, em Aveiro, será demolida e construída uma nova por 602.186 euros após a adjudicação da obra aprovada esta quarta-feira com um prazo de execução de cinco meses.
A ponte tem «diversos problemas estruturais, com uma degradação significativa de todos os elementos», por isso a foi decidida a demolição e a construção de uma nova. A intervenção permitirá ainda melhorar a circulação automóvel e pedonal, «através da correção das pendentes atuais, passando a cumprir as regras das acessibilidades» e aumentando a largura do canal de navegação de acesso ao Canal de S. Roque, segundo comunicado da autarquia
A Câmara também já investiu 7.750 euros na avaliação das pontes, muros e sistema de eclusas e comportas dos canais urbanos concluindo na urgência de realizar uma intervenção na Ponte de São João e de «reparação/renovação do sistema de eclusas e comportas essencial para o controlo dos níveis de água no interior dos canais urbanos».
Quanto aos projetos de execução para reabilitação das infraestruturas auditadas custaram 52.560 euros, sendo que o projeto da Ponte de São João foi «o primeiro a ficar pronto».