Sábado, 15 Março 2025
InícioAveiroCâmara pára obra na duna

Câmara pára obra na duna

A retroescavadora estava na duna primária na Barra, cavando de um lado e do outro do passadiço para conseguir uma altura de forma a que não se acumule areia onde circulam a pé, mas os protestos contra a defesa primária natural na praia fizeram a Câmara de Ílhavo suspender os trabalhos, esta quarta-feira.

A autarquia decidiu suspender os trabalhos «de limpeza por tempo indeterminado e irá convocar uma reunião de urgência, para as próximas horas, com a Quercus e o Movimento Não Lixes face à nota de imprensa conjunta daquelas duas organizações intitulada “Quercus e Movimento Não Lixes alertam para intervenções destruidoras na orla costeira”. Uma nota que «a Câmara Municipal de Ílhavo tomou conhecimento através da comunicação social».

A Quercus já reagiu esta noite à suspensão da «remoção de areias nas dunas da praia da Barra» considerando tratar-se de uma «decisão correta», esperando na reunião com a Câmara «avaliar as intervenções e propor soluções adequadas e ajustadas ao local».

A retirada de areias para permitir a circulação a pé é uma operação pacífica para a Quercus e o “Não Lixes”, mas a escavação na duna já não porque enfraquece a primeira defesa costeira na zona.

Notícias recentes