Terça-feira, 10 Dezembro 2024
InícioAveiroCâmara lança OPA sobre Cine S.Pedro

Câmara lança OPA sobre Cine S.Pedro

A ideia de lançar uma OPA sobre as acções do Cine-Teatro S.Pedro foi lançada ontem à tarde na reunião do executivo, pela maioria socialista, noticia o Diário de Aveiro.

«Gil Nadais, o presidente da edilidade, justificou a decisão com o facto da autarquia, desde há longos anos, vir a cooperar com o Cine-Teatro S.Pedro, no sentido de viabilizar a sua utilização – cuja propriedade é do domínio privado – já que na cidade não existe outra sala de espectáculo como aquela, nem do domínio privado nem público.

Dizendo saber que um dos accionistas terá afirmado que estava comprador ou vendedor de acções pelo valor de 10 euros, a Câmara Municipal decidiu ontem apresentar esta operação de compra de acções, propondo-se adquirir acções pelos tais 10 euros. «Será uma forma da autarquia deter alguma presença na administração de um espaço que é útil para Águeda», referiu.
A proposta acabou por ser aprovada, por maioria, apenas com os votos dos socialistas, já que por parte dos três vereadores do PSD nenhum votou favoravelmente.
Paula Cardoso, alegando interesse pessoal, ausentou-se da reunião no momento da votação; Carlos Almeida votou contra, sublinhando que a câmara só deveria lançar esta OPA se fosse para ficar com a maioria do capital da empresa; enquanto António Tondela optou pela abstenção.

Carlos Almeida (PSD) foi quem mostrou mais reservas relativamente a esta matéria, dizendo que, primeiro, a autarquia deveria saber se o valor de 10 euros por acção «é um bom negócio para a autarquia», qual o estado financeiro da empresa e que, a lançar esta oferta, ela só deveria existir «se fosse apenas com a aquisição da maioria do capital».

Na resposta, Gil Nadais, o presidente da Câmara Municipal, disse que a «autarquia está compradora por este valor, quanto à percentagem que pode adquiri vai depender dos accionistas, mas independentemente disso, ao comprar a autarquia terá sempre uma palavra a dizer sobre a empresa».
A decisão foi aprovada e agora apenas espera a ractificação da decisão em sede de assembleia municipal, para avançar.

Entretanto, no encontro de ontem, a autarquia propôs também a concessão da cantina municipal. Uma matéria sobre a qual daremos pormenores na edição da amanhã, dado que a reunião se prolongou para além da hora de fecho desta edição». (Diário de Aveiro)

Notícias recentes