A Câmara está a “ultimar a negociação de importantes investimentos privados para aumentar muito a oferta de habitação especialmente dirigida para os estudantes e os cidadãos com menos recursos financeiros“, disse o presidente da autarquia, Ribau Esteves, no discurso do feriado municipal, este domingo de manhã.
No 12 de maio, dia da padroeira Santa Joana Princesa, Ribau Esteves referiu-se ainda à Ponte Açude do Rio Novo do Príncipe e ao Sistema de Defesa Primário do Baixo Vouga Lagunar. “Queremos ver em obra com a máxima brevidade possível“, disse. Outro projecto tem a ver com a desejo de gerir espaços, uma vez que a autarquia quer “assumir em pleno a gestão dos terrenos da antiga Lota de Aveiro e a bacia de recreio da frente-Ria de São Jacinto“.
Ex-EN-109 passa a Avenida Europa”
A Câmara pretende que a antiga Estrada Nacional 109, de Verdemilho a Cacia, passe a denominar-se “Avenida Europa”. Segundo Ribau Esteves na ”sua nova condição de via estruturante da nova Cidade de Aveiro”.
Ribau Esteves também anunciou no discurso do feriado que a sessão pública de lançamento formal da candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027 será a dia 15 de junho, em São Jacinto.
Em termos ”europeus”, o autarca também se referiu à Europa Maratona da Europa Aveiro 2019, ao “Aveiro STEAM City” e, internamente, voltou a referir-se à ”recuperação financeira e da reestruturação organizacional da Câmara” e a ”muitas dezenas de obras já em execução física ou estarão nos próximos meses” nas freguesias.
Durante a sessão, a Câmara distinguiu a Associação Académica da Universidade de Aveiro, a Comissão Vitivinícola da Bairrada / Região Demarcada da Bairrada, Xohan Viqueira e Henk Van Twiller.