Quarta-feira, 11 Setembro 2024
InícioAveiroCâmara espera financiamento para Centro de Ciência

Câmara espera financiamento para Centro de Ciência

A Câmara de Estarreja prepara a abertura do Centro de Ciência Viva Egas Moniz na Casa Egas Moniz, em Avanca, orientado para a educação científica e apresenta o projecto como “o primeiro do país orientado para as ciências biomédicas”, um tipo de equipamento para o qual a autarquia espera a disponibilização de meios financeiros.

A ideia foi apresentada esta quinta-feira, em Estarreja, ao Secretário de Estado-Adjunto da Ministra da Ciência do Ensino Superior, Jorge Moreira da Silva que sugeriu à autarquia a elaboração de uma candidatura ao Programa Operacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. As verbas estão disponíveis para este tipo de projectos, disse. Segundo a Câmara, a candidatura será a apresentada em Setembro.

O Centro de Ciência é de “grande valor e interesse”, para José Moreira da Silva, mas segundo o presidente da Câmara, José Eduardo Matos, para concretizar o projecto é necessária uma “parceria fundamental com o Governo, sem o qual o projecto não pode avançar”.

A antiga vacaria é o centro do projecto que prevê ainda um auditório de apoio, sala multiusos, casa de chá e loja de merchandising. A Quinta do Marinheiro integra o “imenso potencial do espaço físico existente, redefinindo toda a utilização do espaço”, segundo uma nota da Câmara.

As escolas e os estudantes constituem o público preferencial. “O centro parte do legado científico de Egas Moniz, para oferecer uma visão das descobertas científicas, contar a História da Ciência Biomédica e perspectivar o futuro das ciências ligadas à medicina. A partir daqui, as possibilidades multiplicam-se”, segundo a autarquia.

Com as tecnologias de informação, projecções e apresentações multimédia, jogos e palestras, abre-se o acesso a “um mundo científico e de descobertas na telemedicina, biogenética e a genética”. Por exemplo, o visitante pode entrar no corpo humano para ficar a conhecer os seus órgãos.

O projecto inclui ainda um Parque Biológico com jardins de plantas medicinais, diferentes ambientes e vivências, cujo projecto de recuperação abrange a intervenção em açudes, no lago, moinho e estufa.

Notícias recentes