Domingo, 15 Setembro 2024
InícioAveiroCâmara defende peões

Câmara defende peões

A Câmara lançou o Plano Municipal de Segurança Rodoviária de Estarreja para reduzir “o risco de atropelamento das crianças”.

A Câmara refere-se a “estudos internacionais”, segundo os quais “um peão atropelado por um veículo a 30 Km/H tem 5% de hipóteses de morrer. A 50 Km/h o grau de possibilidade de morte sobe para os 50%. A 70 Km/h a vítima tem quase 100% de hipóteses de não sobreviver”.

O plano implica a sinalização em sete escolas, com bandas redutoras de velocidade, novas passadeiras, as existentes serão pintadas e sinalização complementar, nomeadamente de que se tratam de vias onde circulam crianças.

As escolas abrangidas são a Escola Básica (EB) 1 da Póvoa de Baixo, EB 2 3 Padre Donaciano, EB 1 e Jardim-de-infância do Agro, Escola Secundária na Vila de Estarreja, EB 2 3 Egas Moniz de Avanca, EB Integrada de Pardilhó e EB 1 do Pinheiro, Veiros.

O Plano de Ordenamento do Trânsito Concelhio tem um orçamento de 300 mil euros, está em execução o Plano de Ordenamento do Trânsito Concelhio para implementar “novas posturas de trânsito”, que são o estabelecimento de sentidos únicos de forma a diminuir o número de pontos de conflito, plano global de estacionamento e aquisição de sinalização.

Na construção de passeios, o investimento durante 2004 vai ultrapassar os 400 mil euros. “A Estrada Nacional 109, no centro de Avanca, foi apontada como um ponto negro para peões e ciclistas devido à falta de passadeiras e bermas na estrada. A autarquia deu-lhe prioridade e já resolveu este problema de insegurança, com a elevação e construção de passeios, dando um novo aspecto ao centro da Vila avancanense”, segundo uma nota da autarquia.

O plano implica a remodelação de sinalização na Estrada Municipal 565 em Fermelã, a estrada de ligação Estarreja – Veiros e a Estrada de ligação Estarreja – Pardilhó.

A Câmara quer ainda implementar passadeiras para peões, precedidas de bandas cromáticas e de bandas redutoras de velocidade, linhas brancas contínuas, proibindo a ultrapassagem e reforço dos limites de velocidade junto aos aglomerados habitacionaise a a colocação de cerca de 2000 pontos de luz.

Junto do Instituto de Estradas de Portugal a Câmara irá reivindicar obras de beneficiações/sinalização nas estradas nacionais que atravessam o Concelho (EN 109, EN 109.5, etc.) e reforço da urbanização dos troços nas localidades, com mais passeios e semáforos, dando prioridade aos peões.

Notícias recentes