«O anúncio de um grande investimento internacional na área das novas tecnologias, comunicado hoje e numa vertente onde a Universidade de Aveiro é liderante, levantou-nos algumas dúvidas quanto ao objectivo governamental para o desenvolvimento da Região de Aveiro», afirma o Vereador Pedro Ferreira, comentando a reprovação do Projecto de Regeneração Urbana “Parque da Sustentabilidade”, que pretendia intervir na zona entre Santiago e o Alboi.
«A não aprovação dos projectos de três dos municípios do Baixo Vouga é um oportunidade perdida (…) que esta forma de decidir não se propague a outros projectos, nem a outras áreas de decisão».
O Projecto contava com 16 parceiros, previa a regeneração urbana desde o Largo do Alboi, passando pelo Parque Infante D. Pedro, Estádio Mário Duarte, até à Urbanização de Santiago, e tinha como valor total de investimento 6.300.700 euros, estando prevista uma comparticipação em 70 por cento.
Segundo a Câmara, «com o pressuposto de promover e manter a diversidade e a integração das esferas do desenvolvimento, social e do ambiente urbano, de modo a aumentar a qualidade de vida das populações (residentes e utilizadoras), no plano estava, ainda, prenunciada a actuação em diversas áreas: ambiente, inovação e tecnologia; cultura e turismo; desporto e lazer; mobilidade; requalificação ambiental e patrimonial; inclusão social e desenvolvimento económico».
O projecto tinha como «finalidade primordial tornar a cidade de Aveiro sustentável, competitiva, orientada para fazer frente aos desafios do presente, sem romper com o passado e de olhos postos nas necessidades do futuro. Para tal, seria necessário aumentar a competitividade e atractividade da cidade de Aveiro, promovendo a valorização de áreas de excelência urbana com base em factores de diferenciação, assentes sobretudo na aplicação do conceito da sustentabilidade, fomentar o equilíbrio entre desenvolvimento económico e sustentabilidade e desenvolver condições que permitam padrões mais elevados de qualidade de vida e promovam o capital social», segundo comunicado da autarquia.