O processo do Parque Desportivo de Aveiro conseguiu aumentar, num ano e meio, de 29 por cento para 80 por cento dos terrenos necessários para implantação do projecto e «pagos», disse o presidente da Câmara de Aveiro, Élio Maia que anunciou a necessidade da alienação do capital da empresa, cuja maioria, 51 por cento, é da autarquia, sendo 49 por cento da Visabeira.
A alienação do capital da empresa será uma inevitabilidade. A Câmara «não tem possibilidades de concretizar sozinho o projecto do PDA», a Câmara «não tem dinheiro» necessário ao investimento mas Élio Maia garantiu que a lalienação de capital será um processo que não deixará de ser dado ao conhecimento da Assembleia e objecto de concurso público.
O processo «está a correr muito bem» segundo Élio Maia que em reunião, no início do mandato, disse ter transmitiu que o parceiro privado deveria «sair do projecto» PDA mas numa reunião seguinte «dissemos o contrário» depois de notar «empenhamento».
Suma custa menos e dá mais
A Câmara de Aveiro conseguiu diminuir a despesa com a empresa de serviços de limpeza Suma, e obter mais serviços na sequência da renegociação do contrato com a autarquia.
A autarquia conseguiu a prestação dos serviços da empresa «por um preço inferior» e assumir a limpeza de mais 40 Km de arruamentos.
A renegociação conseguiu ainda uma varredoura um dia por mês em cada freguesia e uma equipa, um dia por mês, em cada freguesia.
Acordo A passagem superior sobre a Linha férrea do Norte, em Esgueira, encerrada depois de construída por ser demasiado íngreme, tem uma solução à vista.
A questão que impedia uma solução era financeira mas a Refer e a Câmara chegaram a acordo.
A solução implicará o desvio e elevação da rotunda próxima.
Pista de remo avança O secretário de Estado do Desporto, Laurentino Dias «está a trabalhar para encontrar uma solução e para ter êxito» no financiamento e construção da pista olímpica de remo em Cacia disse esta quinta-feira o presidente da Câmara na reunião da Assembleia Municipal de Aveiro.
O assunto está a ser trado com «prudência e descrição», segundo Élio Maia que anunciou a realização recente de reuniões com dois secretários de Estado e com a administração da Portucel, em Lisboa, empresa que irá comparticipar no financiamento da construção das infra-estruturas.
Socialista apresenta queixa contra Câmara O socialista Raul Martins disse que iria apresentar queixa à Inspecção Geral das Finanças sobre os procedimentos na apresentação das contas das empresas municipais criadas pela Câmara de Aveiro pela falta de apresentação de contas dentro do prazos estabelecidos por lei.
Contudo, a maioria PSD/CDS-PP devolveu a acusação mostrando que no mandato anterior também o PS não cumpriu os prazos.

