A Câmara de Aveiro vai candidatar-se ao Programa Comunitário de Apoio ao Turismo (PICTUR) no sentido de procurar obter fundos destinados à construção da pista de remo do Rio Novo do Príncipe, na freguesia de Cacia, revelou o presidente da autarquia, Élio Maia, noticia o Diário de Aveiro.
«A construção das infraestruturas hidráulicas do equipamento foi adjudicada na segunda-feira, por 10,9 milhões de euros (mais IVA), à Zagope Construções e Engenharia SA, uma das dez empresas concorrentes ao concurso público.
Na última sessão da Assembleia Municipal, Élio Maia revelou que o financiamento do projecto passa pela candidatura a fundos provenientes daquele programa comunitária. A empresa Portucel deverá comparticipar cerca de 30 por cento da empreitada e a autarquia terá de entrar com fundos próprios.
As obras só deverão arrancar em Maio do próximo ano, prolongando-se até 2008.
O Centro Náutico de Montemor-o-Velho, no distrito de Coimbra, foi um dos equipamentos a beneficiar de apoios no âmbito do PICTUR. A autarquia recebeu, em 2003, um milhão de euros oriundo daquele programa para a construção da pista.
Em Aveiro, o processo iniciou-se no anterior mandato, era o socialista Alberto Souto presidente da Câmara. O autarca chegou a celebrar um protocolo com a Secretaria de Estado do Desporto de então, liderada por Hermínio Loureiro, comprometendo o Governo a financiar 50 por cento dos custos da obra. O actual secretário de Estado da tutela, Laurentino Dias, já garantiu, porém, que esse acordo não será cumprido por dificuldades financeiras da administração central.
Hermínio Loureiro também já se pronunciou sobre a adjudicação da pista. No sítio que mantém na Internet, 4Linhas, o ex-governante refere tratar-se de «um pequeno mas importante passo para a concretização desta aspiração aveirense».
«Merece ser destacada a determinação de Élio Maia que acredita, e bem, no sucesso desta infra-estrutura, importante para o desporto, turismo, ambiente e agricultura. Importante não só para Aveiro, mas também para o país», escreveu o antigo secretário de Estado.
«O sonho vai finalmente ser tornado realidade. Contra os ventos e as marés, Élio Maia vai consolidando o seu mandato na presidência da Câmara Municipal de Aveiro», lê-se ainda.
Falta adquirir 28 hectares, alerta PS Os vereadores do PS na Câmara de Aveiro votaram a favor da adjudicação da pista de remo, um projecto que sempre apoiaram e que teve início no mandato de Alberto Souto, mas fazem algumas «ressalvas» acerca da condução do processo. Ao Diário de Aveiro, Nuno Marques Pereira lembrou que a autarquia terá ainda de adquirir 28 hectares de terreno, desconhecendo-se para já «quanto vai custar e quanto tempo demorará a operação».
O autarca socialista adverte ainda que «muitos dos terrenos não estão registados», o que representa uma «dificuldade adicional».
O vereador questiona ainda a «prioridade do investimento». «Numa altura em que a Câmara não consegue estancar a dívida galopante, é importante traçar prioridades», afirmou.
Nuno Marques Pereira considera ainda «nebuloso» o modelo de financiamento a adoptar pela autarquia, dado que para já apenas estarão garantidos 30 por cento provenientes da Portucel. «A Câmara devia ser mais prudente», ajuíza o socialista.» (Diário de Aveiro)