O Gabinete de Atendimento ao Munícipe de Estarreja (GAME) completou o segundo ano ao serviço dos munícipes e o balanço anual da actividade revela que, entre Março de 2006 e Março deste ano, foram registados mais de 26 mil atendimentos em seis postos de acolhimento que recebem 107 pessoas por dia.
Em média, 2176 munícipes recorrem, por mês, aos serviços do GAME.
Segundo o presidente da Câmara, José Eduardo de Matos «este esforço de modernização e de qualidade encontra-se em avaliação contínua, estando já em projecto a inclusão da Tesouraria neste modelo e em estudo está também a possibilidade de criação de uma Loja do Cidadão, visando implantar em Estarreja este formato nacional».
O Gabinete intervém nas áreas de obras particulares, taxas, licenças e mercados, passes escolares, água e saneamento, recolha de lixo, recenseamento militar, recursos humanos e atendimento geral.
Funciona de segunda a sexta-feira, assegurando um horário ininterrupto compreendido entre as 9h e as 16h.
Do total de 26117 atendimentos efectuados, entre Março de 2006 a Março deste ano, 32% dizem respeito à área de taxas, licenças e mercados. 27% dos utentes recorreu ao GAME para resolver questões ligadas a obras particulares. A água e saneamento abarcaram 19% dos atendimentos. A educação e acção social despoletaram, de igual forma, 19% de atendimentos.
O mês de Junho do ano passado registou uma afluência anormal, com 3261 atendimentos, devido à campanha municipal de incentivo para ligação às redes de água e ao saneamento. O GAME recebeu nesse período 48% de atendimentos respeitantes a pedidos de ligação. Excepcionalmente, nesse mês o tempo médio de espera foi de uma hora e meia no atendimento geral.
Segundo a Câmara, o GAME tem a competência de «prestar com a maior clareza e fundamento a informação aos cidadãos, bem como analisar, esclarecer, apoiar e dar andamento a todas as reclamações, críticas e sugestões apresentadas pelos utentes».