A Câmara de Aveiro apresenta quarta-feira, 19 de Dezembro, a Carta Arqueológica do Concelho, um documento que a pelouro da Cultura dirige particularmente aos estudantes e amantes da Arqueologia, assim como para aqueles que querem conhecer melhor o concelho e os seus valores patrimoniais.
A carta apresenta as mamoas (antigos locais de sepulturas), castros, registos mais ancestrais de ocupação nesta área, sistemas de moagem tradicionais, fontes, túmulos e muralha medieval, até à época industrial ilustrada pelas pontes e fábricas que povoam Aveiro. “Tudo está rigorosamente registado e descrito”.
A apresentação está marcada para as 18:30h na Biblioteca Municipal de Aveiro. A edição é da responsabilidade do Serviço de Património Histórico e Arqueológico, da autoria de Carlos Alberto Brochado de Almeida e de Francisco Rui Carvalho Fernandes.
Para a Câmara, a Carta “é um ponto de partida. Em alguns casos servirá de testemunho de realidades que o progresso veio modificar, noutros novas descobertas e outros estudos virão complementar os dados apresentados”.