Domingo, 15 Setembro 2024
InícioAveiroCâmara adjudica obras e fixa valores de impostos

Câmara adjudica obras e fixa valores de impostos

A Câmara de Aveiro aprovou um conjunto de obras em reunião desta quinta-feira, de construção dos cais de acostagem do novo ferry boat, para ligação entre a sede do concelho e a freguesia de S. Jacinto, a construção do Centro Cultural de Esgueira, a sede do Beira Mar.

Na mesma reunião, o Executivo fixou ainda os valores da derrama e da contribuição autárquica, sujeitos a votação da Assembleia Municipal.

Sobre os novos cais, o Executivo adjudicou, por 30 mil euros, a elaboração do «Projecto dos Terminais Fluviais de Viaturas e Passageiros no Forte da Barra e S. Jacinto», tendo em vista a entrada em funcionamento da embarcação / ferry-boat, à firma WW – Consultores de Hidráulica e Obras Marítimas, Lda.

A nova embarcação pretende restabelecer a ligação fluvial para viaturas e passageiros entre Aveiro e S. Jacinto

A construção do Centro Cultural de Esgueira foi adjudicada à «Construção do Centro Cultural de Esgueira», à firma EDIVISA – Empresa de Construções, S.A., por 523.000 euros. Segundo a Câmara, “a primeira fase de construção do Centro Cultural de Esgueira encontrava-se adjudicada, mas devido a problemas financeiros da empresa adjudicatária, a Câmara Municipal de Aveiro viu-se obrigada a rescindir contrato”.

O projecto implica a reabilitação da Casa da Família Almeida D´Eça.

“Inicialmente, o Centro Cultural de Esgueira aparecia caracterizado como um centro de consumo de cultura, de exposições e espectáculos entre outros. O projecto foi, no entanto alterado de forma a introduzir a componente de produção de cultura com ateliers para olaria e pintura, e salas polivalentes para formação e actividades. Esta alteração foi conseguida por se prescindir do auditório previsto na primeira versão, que teria pouco mais que cem lugares e foi considerado insuficiente para a freguesia, que envidará esforços no sentido de encontrar um outro espaço”, refere o comunicado da Câmara.

“Assim, o edifício principal do Centro Cultural, depois de reabilitado, acolherá o “consumo” de cultura, sendo o piso térreo dedicado às exposições temporárias, tendo ainda instalações sanitárias de apoio e escadas interiores de acesso ao piso superior.

No piso superior será instalado um pólo de leitura, extensão da Biblioteca Municipal, com um módulo de cyber café, e um pólo de acesso aos serviços da Cidade Digital. A apoiar estes módulos é proposto uma pequena cafetaria, mais instalações sanitárias e uma escada interior.

No exterior, com a demolição dos anexos existentes, a reorganização do logradouro e a interligação ao interior do quarteirão, surge a oportunidade para a implantação de dois novos edifícios dedicados à “produção” cultural, respondendo assim ao requerido pelas associações culturais. De referir que estas novas instalações, a construir de raiz, farão parte de uma segunda fase do projecto de construção do Centro Cultural de Esgueira.

No extremo Sul, haverá um edifício de dois pisos, em que o térreo é composto por duas salas de boa dimensão, polivalentes, que poderão ser utilizadas para ateliers, actividades gímnicas, para o orfeão ou aulas de formação. O piso superior será recuado com ligação ao edifício principal, e terá duas salas de menor dimensão, mas suficientes para ateliers, aulas de formação ou sediar as associações.

O outro edifício, no extremo Poente, terá um só piso e será destinado à cerâmica, com salas para modelar, cozer e pintar o barro. Este módulo ficará autónomo, tendo em conta o tipo de actividade”.

Sede do Beira Mar Foi adjudicada a construção do edifício sede do Sport Clube do Beira Mar, à firma CONDOP, S.A., por 581.549,59 euros.

“O futuro edifício situa-se na zona história da cidade de Aveiro e irá respeitar a traça da antiga construção que ali existia, adaptando-o às suas novas funções de sede do Beira Mar. O edifício irá estar ligado a outro que lhe é contíguo num dos seus lados, sendo esta ligação estabelecida através de meios pisos devido à diferença de cotas.

Com uma área de implantação de 156 metros quadrados, o edifício estará dividido em quatro pisos, prevendo-se para o primeiro um hall de recepção, sala de leitura, instalações sanitárias, café com bar, instalações para os funcionários e loja amarela.

No segundo piso estarão as salas de direcção, assembleias e secretariado, no terceiro piso, a sala de trofeus e museu, e no quatro e último piso, as salas de secções e convívio”.

Impostos A Câmara aprovou a proposta para o valor da Contribuição Autárquica para 2003, fixando-o em 1,3 por cento. O valor proposto sofre uma correcção de 0,3 por cento relativamente ao do presente ano, tendo que ser ratificado pela Assembleia Municipal.

O executivo aprovou também a proposta para o valor da Derrama para 2003, fixando-o em 10 por cento.

Os valores propostos mantém-se idênticos ao do presente ano, tendo que ser ratificado pela Assembleia Municipal.

Notícias recentes