Todos os caloiros que escolham a Universidade de Aveiro (UA) como primeira opção no concurso nacional de acesso e que tenham uma nota de candidatura igual ou superior a 17,5 valores vão estar isentos do pagamento de propinas durante o primeiro ano, segundo comunicado da UA.
Podem ficar isentos das propinas até ao final da licenciatura e do mestrado se «ao longo dos anos e sem interrupções, mantenham ou superem a média com que entraram na UA. O mesmo se aplica aos alunos que ingressem num mestrado integrado».
A Reitoria da UA, encara as bolsas aos melhores caloiros «como um investimento no futuro: no futuro dos candidatos, mas também no futuro do país e no futuro da instituição», segundo o vice-Reitor Gonçalo Paiva Dias,
A Reitoria quer «atrair para a UA ainda mais alunos de qualidade excecional e incentivar esses alunos a manter essa mesma excelência durante todo o seu percurso de formação”».
O regulamento de atribuição de bolsas de estudo aos melhores caloiros encontra-se em processo de consulta pública, podendo ser consultado aqui