Domingo, 27 Abril 2025
InícioAveiroBurla com extintores

Burla com extintores

Um típico caso de tentativa de burla foi travado a tempo sem provocar prejuízos na vítima escolhida, que envolvia o extintor do seu estabelecimento, em Aveiro, e a cobrança de um serviço que, realmente, seria desnecessário, noticia o Diário de Aveiro.

«Tudo aconteceu na semana passada quando o proprietário de uma loja recebeu uma visita, em nome de uma empresa, Interchama, disposta a levar o extintor para o devolver no dia seguinte, como chegou a acontecer. No dia seguinte, a factura entregue à proprietária exigia o pagamento de 129 euros em troca da «recarga e reparação das válvulas». O valor pedido levantou suspeitas à proprietária, uma vez que o extintor tinha sido instalado há apenas três meses, e resolveu fazer um contacto para esclarecer o assunto. Abordado por outra pessoa ligada ao estabelecimento, o indivíduo que devolveu o extintor e entregou a factura, alegava que desconhecia pormenores, dizendo que não pertencia à Interchama mas a outra empresa para fazer a entrega. Mas o indivíduo revelava um comportamento «nervoso e foi embora, atrapalhado», sem o extintor e sem o pagamento da factura que nunca mais foi reclamado.

O extintor entregue já não trazia a etiqueta da empresa que o instalou mas da Interchama. Contactada a empresa que instalou, realmente, o extintor no estabelecimento, disse ter conhecimento de outras burlas, que ao contrário deste caso, tiveram sucesso, em Aveiro, Barra e Águeda e onde «ganham muito dinheiro».

O Diário de Aveiro não confirmou a apresentação de qualquer queixa nos postos da GNR destas zonas nem junto da PSP, sendo natural que assim aconteça por haver o receio de represálias. (Diário de Aveiro – versão online não disponível)

Notícias recentes