Quarta-feira, 9 Julho 2025
InícioAveiroBoas notícias sobre a preservação muscular

Boas notícias sobre a preservação muscular

Rui Martinho (Universidade de Aveiro), Rui Silva (Universidade do Algarve) e Sylvia Varlad e Thomas Arnesen (Universidade de Bergen, Noruega), conseguiram demonstrar que uma alteração na estrutura química das proteínas (Acetilação N-terminal) protege da perda de função muscular associada ao envelhecimento.

Para chegar a esta conclusão os investigadores manipularam um conjunto específico de genes por forma a compreender o mecanismo pelo qual a acetilação N-terminal protege as proteínas de se degradarem, preservando, assim a função muscular durante o envelhecimento.

Segundo o estudo, «todos os mecanismos celulares descritos estão também presentes em linhas celulares humanas», existindo dados indiretos que parecem sugerir uma relação entre esta modificação e a propensão para a atividade física em humanos».

O estudo traz «importantes descobertas associadas ao envelhecimento e, mais especificamente, à sarcopenia, uma doença conhecida pela perda significativa de massa muscular e que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Sendo comumente identificada como uma condição geriátrica, a perda de massa muscular afirma-se, no entanto, como um dos primeiros sinais de envelhecimento tendo especial impacto na qualidade de vida e na capacidade física dos idosos, conduzindo a um aumento das quedas e das fraturas e tendo como consequência a necessidade de internamentos hospitalares».

O estudo, «realizado tendo como modelo a mosca da fruta, um dos modelos com o genoma mais semelhante ao do Ser Humano, mostrou que a acetilação N-terminal protege um conjunto de proteínas existentes nas células, da sua degradação».

Notícias recentes