O deputado independente do Bloco de Esquerda na Assembleia Municipal de Ovar, Vítor Drreira, apresentou um requerimento dirigido ao Presidente da Câmara de Ovar, sobre as consequências ambientais do incêndio que há um ano aconteceu na empresa Biosafe.
O deputado pergunta: «Que consequências para os lençóis freáticos?». O deputado quer «conhecer o verdadeiro impacto ambiental resultante do maior incêndio industrial já ocorrido no concelho de Ovar. Um “mar de chamas” que deflagrou numa pilha com 10 mil toneladas de granulado de borracha na empresa de reciclagem de pneus Biosafe, que aconteceu em Julho de 2007».
A área de «características arenosas, próxima de lençóis freáticos, absorveu enormes quantidades de água “preta” aparentemente contaminada, que pode ter transportado para o subsolo grandes quantidades de resíduos químicos derivados do contacto com o granulado a altas temperaturas», segundo o requerimento.
O requereu à Câmara Municipal de Ovar «Informações sobre se a Câmara Municipal de Ovar tem elementos referentes a alguma avaliação do impacto ambiental, a propósito de potenciais efeitos sobre o ambiente e a saúde pública, resultantes deste incêndio, realizada por entidades competentes»
Pergunta ainda «que elementos tranquilizadores tem a Autarquia, que garantam a não afectação dos lençóis freáticos, com as infiltrações no solo das águas do combate ao incêndio» e «que medidas adoptou / irá adoptar a Autarquia para responsabilizar quem de direito».