Sexta-feira, 11 Julho 2025
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Bikinnov é a nova bicicleta que… pensa

A Universidade de Aveiro apresentou a Bikinnov, uma bicicleta «inteligente conectada que promete revolucionar a mobilidade urbana» agora ainda em fase de protótipo mas que demonstra uma aposta em «mais segurança para o ciclista, deteção de obstáculos, monitorização do corpo do ciclista e do ambiente e até comunicação inteligente com infraestruturas urbanas e redes inteligentes de mobilidade».

A entrada em produção destes protótipos está prevista para o final deste ano.

O protótipo inclui um sensor que pode detetar veículos atrás da bicicleta e uma câmara com amplo campo de visão para identificar peões e veículos. Sensores biométricos monitorizam a frequência cardíaca e permite gerir o esforço do ciclista.
O protótipo também é capaz de enviar mensagens de alerta a utilizadores vulneráveis de estrada, promovendo uma maior proteção do ciclista, e possui gestão térmica adaptativa da bateria, aumentando a sua durabilidade e segurança.

Cláudio Asensio e Tiago Rodrigues, que integram a equipa liderada pelos professores Susana Sargento e Pedro Rito e pelo investigador Duarte Raposo, da UA/IT (Instituto de Telecomunicações), apresentaram um demonstrador de e-bike com tecnologias inovadoras ao nível da mobilidade elétrica e da segurança ativa.

INFO UA
«O protótipo foi desenvolvido no âmbito de uma colaboração entre o Instituto de Telecomunicações (IT) e o Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) da UA. A equipa do DEM, composta por Tiago Gândara e Adriano Figueiredo, sob orientação do professor José Paulo Santos, foi responsável pela conceção e fabrico da estrutura do protótipo, do controlador inteligente e da bateria modular com sistema de arrefecimento ativo. Por sua vez, a equipa do IT focou-se na integração de múltiplos sensores e no desenvolvimento de algoritmos avançados de segurança e deteção de colisões. O demonstrador inclui ainda um display de bordo para monitorização em tempo real.

O protótipo, desenvolvido no âmbito da Agenda AM2R – Agenda Mobilizadora para a Inovação Empresarial do Setor das Duas Rodas, em parceria com a empresa LightMobie, comunica através de WiFi, ITS-G5 e 5G, utilizando uma arquitetura personalizada que emprega lógica fuzzy, um mecanismo que permite escolher o envio de informação de serviços dos sensores de acordo com a sua prioridade e relevância num determinado instante para otimizar a gestão dos dados.

Além disso, o sistema inclui uma célula de carga para monitorizar o peso transportado e integra comunicação via CAN Bus, um sistema que permite que várias unidades de controlo possam interagir e trocar informações e decisões de um modo mais eficiente».

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