A Biblioteca Municipal de Aveiro vai voltar ao edifício onde já esteve no edifício Fernando Távora, frente à Câmara Municipal, após as obras de reabilitação que a autarquia Câmara anunciou esta semana e que terão um custo de 1,1 milhões de euros, a cofinancar pelo Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano da Cidade de Aveiro (PEDUCA), apoiado por fundos comunitários.
O projeto que terá um custo de 72.000 euros, estará pronto até ao dia 15 do próximo mês de maio e as obras terão início no último trimestre do ano
No edifício será reinstalada a biblioteca e «criando novas zonas dedicadas ao empreendedorismo e co-work explorando novas dinâmicas locais que potenciarão também a revitalização da envolvente aos Paços do Concelho».
Requalificar o parque de Santiago por 285.193 euros A requalificação do Parque Urbano de Santiago vai custar 285.193,58 euros e as obras deverão demorar 4 meses. A abertura do concurso público foi decidida esta semana considerando que o parque se encontra em «avançado estado de degradação e abandono por parte da comunidade».
Perante este estado, a autarquia quer «criar novas dinâmicas e novos usos, melhorar o espaço verde existente e promover a sua ligação e integração ao Parque da Cidade (Baixa de Santo António, Infante D. Pedro e Parque dos Amores).
O presidente já se referiu ao parque de Santiago como uma obra de «grande requalificação», integrada no PEDUCA.