Terça-feira, 8 Outubro 2024
InícioAveiroBE quer construir creches municipais em Aveiro

BE quer construir creches municipais em Aveiro

O Bloco de Esquerda defende a construção de creches em Aveiro e tem uma proposta nesse sentido agendada para votação na próxima reunião da Assembleia Municipal de Aveiro. Em 2022 existiam «486 crianças em lista de espera, sem vaga», mas o BE diz que é «expectável que a situação se tenha agravado dado que, a partir desse ano, entrou em funcionamento o importante programa “Creche Feliz” que garante a gratuidade das creches».
Os bloquistas acrescentam que o concelho «tem registado um crescimento da sua população residente».
Em Aveiro são 25 as creches privadas sem fins lucrativos e 4 privadas com fins lucrativos, com capacidade para 1.391 e 118 crianças e, segundo o BE, «o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) aponta precisamente a necessidade de investir no alargamento do número de lugares em creches precisamente devido à sua reduzida taxa de cobertura da resposta. Houve já autarquias que concorram às verbas do PRR para a criação/construção de creches municipais, assim como outras que as criaram fora desse programa».

Em Aveiro, como no resto do país, «as respostas sociais para a infância são protagonizadas pelo setor social, financiado por acordos de cooperação com a Segurança Social. As creches não estão inseridas no sistema de ensino. E existe uma falta de vagas em creches».

Notícias recentes