O Bloco de Esquerda anunciou esta segunda-feira a apresentação de uma proposta para a criação de uma empresa pública de dragagens, após uma visita aos trabalhos de desassoreamento da Ria de Aveiro porque «as dragagens são uma necessidade permanente no território, em diversos locais são essenciais para a economia e para a conservação da natureza».
O BE exemplifica com a Ria de Aveiro, Pateira, na Ria Formosa e em tantos outros locais. Segundo comunicado, «faz todo o sentido que o Estado possa deter uma empresa com esta capacidade indispensável para o território e para a economia. Poderá ter assim mais controlo e ser mais eficaz ao mesmo tempo que liberta o Estado de pagamentos constantes e avultados de empreitadas privadas», segundo o deputado Nelson Peralta.
O Bloco vai questionar o Ministério do Ambiente e da Ação Climática sobre a «possibilidade de alargar a presente empreitada aos acessos de associações náuticas de índole não lucrativa presentes na Ria de Aveiro e sobre o problema registado em Estarreja que levou a que esse troço não seja alvo de dragagens dado que sedimentos estão contaminados com cádmio. O Bloco de Esquerda quer saber se o foco de poluição está já identificado. se está debelado e quais as medidas que o Ministério tomará».