Sábado, 22 Março 2025
InícioAveiro- BE desafia Câmara a desistir da videovigilância

– BE desafia Câmara a desistir da videovigilância

O Bloco de Esquerda diz em comunicado que a Câmara de Aveiro está “isolada na defesa de uma proposta derrotada pela realidade e sem o mínimo apoio social”, referindo-se à videovigilância que o vereador Miguel Fernandes propôs recentemente.

O BE cita «um estudo do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo (OSCOT) sobre vitimização revelou que Aveiro é considerada uma das três cidades onde os portugueses se sentem mais seguros, apenas suplantada por Portalegre e Beja».

Um estudo, que para o Bloco de Esquerda, «obriga a Câmara Municipal de Aveiro a desistir do seu plano de videovigilância, já que o único argumento adiantado era o sentimento de insegurança». Os bloquistas concluem que «o estudo demonstra ainda que o vereador Miguel Fernandes está desfasado da realidade e ignora o sentir dos aveirenses no que toca à segurança».

Particularmente sobre a instalação de videovigilância nos mercados municipais, «não resolve qualquer problema, estas medidas securitárias produzem exactamente o efeito contrário, ou seja, criam problemas de segurança à população, nomeadamente no que diz respeito ao direito à sua liberdade, privacidade, e causa problemas éticos e de segurança no que respeita ao tratamento e acesso dos dados».

O BE refere-se ainda ao Presidente da Associação Comercial de Aveiro para quem «a videovigilância não resolve os problemas de segurança nem colmata a falha de policiamento em Aveiro».

Notícias recentes