Terça-feira, 17 Setembro 2024
InícioAveiro«Aventureiro», «tribalista» e «marxista»

«Aventureiro», «tribalista» e «marxista»

Alberto Souto apoia o candidato José Luís Carneiro a secretário-geral do PS, para suceder a António Costa e aponta, sem nomear o adversário, Pedro Nuno Santos, para o que o PS «não deve ser». «Bloquista e trabalhista que divide os portugueses entre o “povo” trabalhador e os empresários, anatemiza a riqueza e alimenta velhas quimeras marxistas que a História há muito enterrou».

Valoriza o «centro-esquerda moderado e abrangente, por oposição à ala esquerda radical e proclamatória, com bandeiras justas, mas práticas inconsequentes». Souto defende «pontes e consensos com os sociais-democratas do PSD e os democratas de todos os partidos, para reformar o Estado e requalificar a nossa democracia» que diz não ser possível com «estratégias e práticas de dividir o país entre esquerda e direita, como se tudo fosse bom à esquerda e tudo mau à direita. A vida é mais complexa. Portugal precisa de consensos, não precisa de tribalismos».

Vê no candidato José Luís Carneiro ponderação, razoabilidade, diálogo, capacidade de reformismo consistente, competência, sentido de responsabilidade e confiança e na candidatura adversária «aventureirismos, de ideologia serôdia, de ações imponderadas e voluntaristas»

Notícias recentes