Quinta-feira, 2 Outubro 2025
InícioAveiroAveiro Tech Week regressa com tech sessions, gaming e instalações artísticas

Aveiro Tech Week regressa com tech sessions, gaming e instalações artísticas

Com instalações artísticas, a Câmara de Aveiro apresenta um programa de sete dias de atividades ligadas à tecnologia e à arte nas ruas de Aveiro, um evento gratuito com tech sessions oradores nacionais e internacionais, gaming, workshops, exposições, instalações de luz, som, artes digitais e performances no Aveiro Tech Week, entre 6 a 12 de outubro.

O festival PRISMA / Art Light Tech, de 8 a 11 de outubro que «interliga as áreas da arte, da tecnologia e do património, no interior de vários edifícios históricos sendo que nos dias 10 e 11 estende-se para o ar livre, com instalações de luz em jardins, praças e ruas.

“A Forma das Coisas” é o tema da edição de 2025 do PRISMA, com obras que «exploram as possibilidades da geometria, da perceção e da criação, trazendo por diversas vezes a interação do público para a cena». É anunciada uma «fusão entre o orgânico e o digital com 20 instalações, quase todas em estreia nacional, de artistas de nove nacionalidades.

Há conferências sobre microeletrónica, cibersegurança e comunicações quânticas.

O TECHDAYS Aveiro apresenta tech sessions com especialistas e organizações de âmbito nacional, convidados internacionais, para debater a importância da tecnologia na gestão e no futuro das cidades.

O III Congresso da Agenda da Microeletrónica, DLT/Blockchain Aplicados, as oportunidades emergentes, a cibersegurança na sociedade: responsabilidade partilhada, impacto coletivo e a utilidade de drones na defesa, vantagens e contramedidas são alguns dos destaques das tech sessions.

A sessão do NATO VIP Day é uma oportunidade única para conhecer «iniciativas inovadoras no domínio da defesa e segurança, bem como para interagir com especialistas, empresas e equipas participantes no exercício».

Os workshops serão no ATLAS Aveiro, dedicados à apresentação e debate de projetos e temáticas ligadas à transformação tecnológica, debates sobre dados, Fintech ou Inteligência Artificial.

Tecnologia e a cultura chegam às escolas
Há atividades dirigidas a crianças e a jovens para o contacto com equipamentos e dinâmicas educativas STEAM (Ciência, Tecnologia,
Engenharia, Arte e Matemática) e partilha da iniciativa Tech Lab em execução em escolas de Aveiro.

Os hackathons “UBBU” e “Tech Lab”, dirigidos a alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário para «desenvolver conhecimentos básicos das ciências da computação, raciocínio lógico e capacidade de resolução de problemas, mas também realizar desafios que promovam a criatividade e a imaginação».

Na Fábrica da Ciência Viva realizam-se os Open Tech Lab, «atividades que desafiam a comunidade a experimentar os equipamentos, materiais e dinâmicas STEAM que são disponibilizados aos professores e alunos em contexto escolar».

No centro de Aveiro, uma área expositiva apresenta «projetos inovadores e tecnológicos, assumindo a cidade como espaço vivo de experimentação e reforçando a importância da tecnologia como acelerador da inovação em prol do desenvolvimento económico e da melhoria da qualidade de vida dos cidadãos». Na Praça da República é o espaço para mostrar inovações tecnológicas da Universidade e do projeto Route 25, do qual a CMA faz parte.

Gaming no Aveiro Parquexpo
O Gaming realiza-se decorrer nos pavilhões do Aveiro Parquexpo com «influenciadores, streamers e área expositiva» e a fase final do Campeonato Nacional de Counter Strike, durante os três dias do evento, que conta com um prémio de 6.000 euros.

Techdays Aveiro tem como parceiros da Aveiro Tech City o Instituto de Telecomunicações, TICE.PT e Inovaria e Altice Labs, como principal patrocinador.

Notícias recentes