O Primeiro Ministro, António Costa, e o Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, assistem este sábado ao Exercício MONTEMURO 18, que a Autoridade Nacional de Proteção Civil realiza nos distritos de Aveiro e Viseu que envolve cerca de 850 operacionais dos agentes do Sistema Nacional de Operações de Proteção e Socorro.
É um exercício para testar a capacidade de resposta operacional perante uma “situação excecional decorrente de um incêndio florestal” particularmente no que respeita à capacidade de comando, controlo e comunicações dos vários escalões decisórios intervenientes na gestão das operações de proteção e socorro”.
Será ainda simulado um cenário de evacuação da Aldeia de Aziboso, concelho de Cinfães no âmbito dos Programas “Aldeia Segura” e “Pessoas Seguras”.
O exercício inclui testes do Sistema de Aviso, por SMS, às populações dos distritos de Aveiro e Viseu e testados cenários de falha de comunicações, de falha de energia elétrica e de congestionamento da rede SIRESP, para “aferir a eficácia dos sistemas redundantes
implementados”, designadamente através da ativação de geradores e da estação móvel de comunicações.