A auditoria externa à Câmara de Aveiro deverá ser adjudicada na próxima segunda-feira durante a reunião pública do Executivo municipal, noticia o Diário de Aveiro.
“O vereador do pelouro das Finanças, Pedro Ferreira confirma a introdução do assunto na ordem de trabalhos. Sem querer adiantar grandes pormenores sobre esta matéria, o responsável pelas Finanças da autarquia adianta apenas que a auditoria será adjudicada «por um valor inferior ao estipulado como base (150 mil euros)».
O vereador já tinha afirmado no dia 12 do mês passado, durante a reunião pública que decorreu na Junta da Vera Cruz, que «esta auditoria só deveria avançar depois de terminada a da Inspecção-Geral de Finanças, para que uns e outros trabalhassem mais à vontade com os mesmos papéis».
Nesse mesmo dia começava a contabilizar-se a semana destinada à audiência prévia. Pedro Ferreira não adianta, para já, se se registou algum tipo de reclamação durante esse período.
À realização da auditoria concorreram oito empresas, mas uma foi excluída. As propostas variam entre os 97.500 euros e os 195.750 euros, num concurso cujo valor base era de 150 mil euros.
A auditoria vai incidir nas finanças da autarquia e nas empresas municipais em cuja participação ela é maioritária. Depois de avançar no terreno, o primeiro relatório preliminar deverá estar concluído ao fim de dois meses.
A realização de uma auditoria externa foi decidida em Assembleia Municipal por sugestão do PS, depois de o Executivo (de maioria PSD/CDS-PP) ter situado o valor das dívidas da autarquia acima dos 180 milhões de euros.
Depois de se saber que a autarquia ia ser sujeita a outra auditoria, da responsabilidade da Inspecção-Geral de Finanças (que começou em Março e está em fase de conclusões), Marques Pereira, vereador do PS, sempre se manifestou desfavorável ao cancelamento da privada, defendendo que «o presidente Élio Maia deveria manter o que prometeu em sede da Assembleia Municipal»”. (Diário de Aveiro)