O Plano de Pormenor do Centro (PP-Centro) foi aprovado segunda-feira pela Assembleia Municipal de Aveiro viabilizado com os votos na abstenção da bancada do PSD. O PP-Centro é um instrumento com o qual a Câmara define as regras de ocupação da área em questão, delimitada pelo Centro Cultural e de Congressos, Côjo e zona, actualmente, de parque de estacionamento, nas traseiras do Oita.
Para aquela zona está planeada a construção de edifícios para habitação (7.000 pessoas), escritório e serviços, um hotel e espaços públicos.
O PSD justificou a abstenção pela excesso de ocupação e a CDU , que votou contra, apresentou idêntico argumento além de apontar para o desacordo do PP-Centro com o Plano Director Municipal e Plano Estratégico.
Severim Duarte continua em debate O caso do prédio Severim Duarte, cuja fachada, com a traça original da Av. Lourenço Peixinho, foi demolida contra as orientações da Câmara, voltou à Assembleia Municipal e tudo indica que o debate vai continuar.
O balanço do caso, transmitido pelo presidente da Câmara, Alberto Souto, não satisfez Manuel Coimbra, do PSD e António Salavessa da CDU. É insuficiente a coima aplicada ao construtor, de 3 mil contos, e a obrigatoriedade de construção do pórtico conforme o original.
António Salavessa quer saber a área de construção na área do prédio, actualmente e no início do processo e Manuel Coimbra propôs que a Assembleia dê um parecer sobre o projecto.