O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira o Decreto-Lei que cria a Fundação Mata do Buçaco, com sede no concelho da Mealhada, nas instalações da Mata Nacional do Buçaco.
A Fundação é uma pessoa colectiva de direito privado e utilidade pública, constituída por tempo indeterminado e terá por fins promover a recuperação, requalificação e revitalização, gestão, exploração e conservação de todo o património, natural e edificado, da Mata Nacional do Buçaco.
Segundo o comunicado, «com a aprovação deste DL, reconhece-se enfim a singularidade florestal que caracteriza a Mata Nacional do Buçaco, bem como o conjunto de outras características, de ordem cultural, turística e religiosa, que importava salvaguardar e gerir de forma integrada e que vão além das atribuições da Autoridade Florestal Nacional ou de qualquer outra instituição pública».
Preve-se a participação na gestão da Câmara Municipal da Mealhada, através da sua integração no Conselho de Administração da Fundação.
O Governo Civil de Aveiro destaca o papel do Ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e das Pescas, Jaime Silva, que «propôs o diploma para aprovação em Conselho de Ministros» e o trabalho desenvolvido pelo Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e das Florestas, Ascenso Simões.