Foi aprovada a candidatura apresentada pelos 11 Municípios da Região do Baixo Vouga e pela Universidade de Aveiro, denominada Eficiência Hídrica para Edifícios e Espaços Públicos – O Caminho para a Gestão Sustentável da Água, com um valor de investimento global de 763.233 euros e uma comparticipação do FEDER de 534.263 euros.
Segundo o projecto haverá uma intervenção em diversos edifícios e espaços públicos, ao nível do diagnóstico e de proposta de beneficiação da eficiência hídrica (no que se refere a edifícios públicos existentes) e da Certificação de Eficiência Hídrica de Edifícios Públicos (no que se refere a novos projectos a implementar.
Pretende-se a criação de novas formas organizativas de partilha de informação entre os técnicos das autarquias e investigadores de apoio aos municípios para a implementação deste modelo de gestão eficiente da água, adaptadas às especificidades dos municípios.
A adopção destas preocupações de poupança e eficiência hídrica por parte de todos os munícipes é uma meta, a criação de condições técnicas e organizativas por parte dos municípios é o caminho que se pretende fazer, acompanhado por um envolvimento das associações industriais para a incorporação destas preocupações e ajustamento de produtos e processos a esta área.