A apresentação da empresa Administração do Porto da Figueira da Foz, detida pelo Porto de Aveiro, está marcada para esta segunda-feira às 12:00h.
O Porto da Figueira da Foz passou a sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos, capital subscrito integralmente pelo porto de Aveiro, uma operação que integra as «Orientações Estratégicas do Governo para o Sector Marítimo-Portuário»
Segundo o decreto-lei aprovado em Conselho de Ministros a administração da Figueira ficara habilitada “com instrumentos adequados a uma gestão mais dinâmica e flexibilizada, suportada em elevados níveis de autonomia e atribuição de competências, criando-se uma figura consentânea com esse mesmo objectivo”. A mais-valia da constituição das novas administrações portuárias “tem a ver com o facto de, por esta via, se criarem condições para uma racionalização de recursos, exploração de sinergias e de economias de complementaridade e até de expansão”. A médio prazo, o valor potencial de cada “conjunto portuário” será tendencialmente superior ao do somatório simples dos dois portos. Preconiza-se, desta forma, uma maior competitividade dos portos nacionais.