A Câmara de Estarreja lança o alerta anunciando a falta de confiança na água das fontes públicas. “A água que brota das fontes públicas não é de confiança”, diz a autarquia em comunicado, baseando-se nas últimas análises efectuadas à qualidade da água.
Entre 12 fontes analisadas, verificou “apenas uma com água própria para consumo, a Fonte do Fojo, situada na Freguesia de Avanca”.
Por isso, “a Câmara desaconselha o consumo da água das fontes, ao mesmo tempo que garante água da rede pública de qualidade. Assim vêm demonstrando as análises feitas periodicamente à água da rede de acordo com um plano anual de controlo e que os Munícipes podem consultar na página da Câmara na Internet em www.cm-estarreja.pt”
A recolha das amostras foram feitas a 8 de Novembro, à excepção da Fonte das Éguas, recolhida uma semana depois. O serviço da responsabilidade do Laboratório Distrital de Saúde Pública por requisição do Centro de Saúde de Estarreja.
A contaminação bacteorológica nas 12 fontes analisadas foi detectada nas fontes do Falcão e da Zangarinheira, Avanca; Éguas e Cocieira, Beduído; Cabreiro, Marceneira, Afeiteira e Tanque Nora, Canelas; Ferreiros e Subida da Sr.ª do Monte, Salreu.
A Fonte do Valdujo, Salreu, encontrava-se sem água.