Um grupo de agricultores reuniu esta quinta-feira ao Governador Civil de Aveiro no sentido de participar num movimento que resulte no aumento das quotas leiteiras.
É que as quotas impostas pela União Europeia são, invariavelmente, ultrapassadas pelo produtores, tendo como consequência a aplicação de multas às explorações leiteiras.
O encontro do agricultores acompanhados de uma delegação da Associação da Lavoura do Distrito de Aveiro (ALDA) pretende que o Governador, José Manuel Leão, transmita ao governo estas preocupações.
Em decalarções à Aveiro FM, o Governador José Manuel Leão, disse que o Ministério conhece o problema além de apontar para as regras comunitárias do sector. Não será fácil mudar as regras, mas admite haver algumas melhorias no sector.
A ALDA reuniu “de emergência” com o Governador no dia da abertura do Concurso Nacional de Raça Holstein Frísia de gado leiteiro que começa esta quinta-feira no Parque de Feiras de Aveiro.
Uma situação “cada vez mais grave e que levará à falência de muitos produtores”, segundo declarações do líder da ALDA, Albino Silva, a O Primeiro de Janeiro.
Além do aumento da quota de leite, os agricultores propõem um apoio ao abate de gado que ultrapassou a idade de produção, normalmente vendido para consumo da carne.