Fazer um plano e conseguir financiamentos é o objectivo da Agenda21 Escolar, a lançar esta sexta-feira, às 16:30h, na Biblioteca Municipal de Aveiro.
Dizem os objectivos gerais que a agenda serve para “reparar um diagnóstico e implementação de um plano estratégico de acção a longo prazo, dirigido às prioridades da comunidade educativa para o desenvolvimento sustentável e implicar os diferentes actores sociais, criar condições a nível de recursos humanos, materiais e financeiros de apoio a projectos de importância reconhecida nacional e internacionalmente, com vista a uma Estratégia Nacional de Educação Ambiental”.
O guia resulta da “política da autarquia em matéria de desenvolvimento sustentável, reflectida no âmbito do Plano Municipal de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, surgiu o Grupo de Trabalho para a Implementação da Agenda21Escolar de Aveiro (GTIA21EA), em resultado de uma proposta apresentada pela Delegação Regional da Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) à Comissão Local de Educação, através da Divisão de Educação da Câmara Municipal de Aveiro”.
Após a apresentação, a Câmara conta iniciar em Aveiro um programa de implementação da Agenda nas comunidades educativas do município.
A Agenda21 Local resulta de orientações das Nações Unidas para o desenvolvimento sustentável no século XXI, aprovadas na Cimeira do Rio de Janeiro, em 1992.