Sábado, 12 Outubro 2024
InícioAveiroAeródromo Civil de Aveiro levanta voo e abre-se ao turismo e projetos...

Aeródromo Civil de Aveiro levanta voo e abre-se ao turismo e projetos aeroespaciais

Um “Aeródromo Municipal” no Regimento de Infantaria 10 em S. Jacinto, com gestão da Câmara de Aveiro, foi aprovado pelo Governo, anunciou esta segunda-feira a autarquia durante a abertura da Aveiro Space Week, na Universidade de Aveiro.

O presidente da Câmara, Ribau Esteves, fez o anúncio na sequência do ministro da Defesa, Nuno Melo, ter comunicado a aprovação no passado dia 5, e já aponta aquela infraestrutura para o «turismo militar aeronáutico, cultura, educação e formação, ciência, investigação e desenvolvimento, apoio à indústria, entre outras». Segundo comunicado, a Câmara «vai dinamizar esta sua nova infraestrutura, gerida por si em estreita cooperação com o Exército/RI10, desenvolvendo ações e projetos».

A Câmara já planeia a «disponibilização da sua nova infraestrutura, tão breve e logo que seja possível, do Aeródromo Municipal de Aveiro, em São Jacinto» para a área aeroespacial.

Os próximos passos são «formalidades e desenvolvimento de todo o processo», segundo o mesmo comunicado.

A Câmara já tinha a aprovação do Exército, e apresentou a proposta de criação do Aeródromo Municipal ao Governo anterior, socialista, em agosto de 2023, concretamente à ministra da Defesa Nacional, mas recebeu «a comunicação de não aprovação em setembro de 2023», apesar segundo Câmara, de «vários indicadores durante vários anos de que o projeto tinha condições para ser aprovado».

Com a entrada do novo Governo, PSD-CDS, em funções, a Câmara voltou a apresentar o projeto em junho passado e Nuno Melo aprovou.

Notícias recentes