A REFER adjudicou a 2.ª Fase da empreitada de construção designada por «Ramal Ferroviário de Acesso ao Porto de Aveiro» à empresa Obrecol – Obras e Construções, SA, pelo valor de 9.950.000 euros, seleccionado no concurso internacional lançado para a obra.
O prazo de execução desta fase da obra é de 510 dias visando «dar continuidade ao traçado desta infra-estrutura, desde o viaduto de acesso à Ponte da Gafanha (exclusive) até ao Porto de Aveiro».
Os trabalhos a desenvolver são a construção da plataforma de suporte da via-férrea entre o km 6+500 e o km 8+800 (entrada no Porto de Aveiro) para circulação de composição de mercadorias (carga máxima por eixo de 25 toneladas e com a velocidade de projecto de 60 km/h); Construção das plataformas dos feixes ferroviários no interior do Porto de Aveiro, com o objectivo de servir os terminais específicos do sector comercial aí existente; Construção de uma via de cintura portuária (rodoviária), com uma extensão aproximada de 3.710 metros.
Entretranto, decorrem já os trabalhos de construção da 1.ª Fase deste ramal, entre o km 0+000 e o viaduto de acesso à Ponte da Gafanha (km 6+500).
Segundo a REFER, «com a instalação da via-férrea materializar-se-á a 3.ª e última fase do empreendimento, cuja entrada ao serviço se prevê ocorrer no final de 2009.
A construção de uma plataforma multimodal em Cacia, encontra-se em fase de conclusão, incluindo ainda um «ramal de ligação da Linha do Norte ao Porto de Aveiro».