A despedida da Aveiro 2024 Capital Portuguesa da Cultura é este domingo com um programa dedicado que começa às 16:30 no Teatro Aveirense. O título de Capital da Cultura 2025 será transmitido à cidade de Braga, por isso, a cerimónia conta com a participação do presidente da Câmara, Ricardo Rio, que receberá o testemunho.
A cerimónia no Aveirense inclui discursos do presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves, e da ministra da Cultura, Dalila Rodrigues.
Depois dos discursos, o programa continua no Teatro Aveirense com o recital de música clássica “Um Piano Português, pela pianista Marta Menezes.
O dia da despedida continua na rua com a parada “Cenários Infinitos”, o espetáculo de encerramento da Capital da Cultura pela companhia alemã Theater Titanick, especialista em produções ao ar livre, a que se juntou a comunidade local. Começa às 18:00 na Praça Marquês de Pombal e continua pela Sé, R. Batalhão Caçadores 10, Pontes até ao Rossio.
No último dia do ano, o programa preparado pela Câmara no centro da Cidade é ao longo da margem do Canal Central, Rossio e Capitania
Música e espetáculo multimédia farão a noite que começa às 21:45 à janela do Museu Arte Nova com os DJ’s BEIJA – Beija Soundsystem, dj Ponto de Cruz e dj Nuno Di Rosso. A contagem decrescente até à meia-noite começa cinco minutos antes no Rossio e Canal Central, com espetáculo multimédia e fogo de artifício.
A seguir há um “Triplix Combate” com os dj’s Miguel Tika, BSK e Isidro Lisboa a partir da Capitania.
Os cortes de trânsito serão feitos a partir das 21:00 na Av. Lourenço Peixinho, do cruzamento Agostinho Pinheiro-Alberto Souto até às Pontes, Cais do Alboi, Ponte de São João, Rotunda das Pirâmides, ruas do Alavário, Cons. Luís Magalhães, Arrochela, da Liberdade (Alboi), das Tricanas, João Afonso de Aveiro José Rabumba/Trav. Arrochela, Batalhão Caçadores 10, do Lavadouro, Santos Mártires, Nascimento Leitão, Fernão de Oliveira, Homem Cristo Filh, Travessa das Beatas e Travessa do Lavadouro.