Os portos de Aveiro e de Gijón assina esta quinta-feira um acordo de geminação tendo em vista a partilha de informação e projectos de desenvolvimento com o objectivo de aumentar o tráfego.
Segundo o porto de Aveiro, as duas aministrações «estudarão a possibilidade de criar meios técnicos e financeiros, através de empresas conjuntas ou outros acordos comerciais, para promover o tráfego e outras actividades portuárias e a cooperação na formação de grupos técnicos de trabalho para intercâmbio de visitas de formação é outra das virtualidades do acordo, que prevê também a actuação como embaixadores de boa vontade entre os dois portos».
Através da acordo «fomentar-se-á a relação e vantagens de estabelecer negócios com os Portos Irmãos».
Será criado um grupo de trabalho incumbido de pôr em prática as intenções do acordo a assinar depois de amanhã.
A realização de reuniões regulares, a fim de analisar o desenvolvimento das iniciativas, está também prevista no clausulado.
A assinatura pública do Acordo Internacional de Portos Irmãos está marcada para as 11:00, em Aveiro, por José Luís Cacho, da Administração do Porto de Aveiro)e por Fernando Menéndez Rexach, da Autoridade Portuária de Gijón.
Segundo o porto de Aveiro, «tendo por base o acordo de geminação, ambos os portos se comprometem ao livre e franco intercâmbio de informação relacionada com os tráfegos de cada porto; informação sobre o historial estatístico de cada um; projectos de desenvolvimento da infra-estrutura portuária e estudos genéricos de mercado, tendo em vista o seu aumento de tráfego».