A Assembleia Municipal de Santa Maria da Feira aprovou esta segunda-feira uma moção do bloco de Esquerda que declara «o município de Santa Maria da Feira como um município livre de touradas» e recusa prestar «apoio institucional, ou seja, que nenhum recurso ou apoio público pode contribuir para este tipo de práticas».
A moção posiciona o município contra a «realização de espetáculos com animais que impliquem o seu sofrimento físico ou psíquico».
Uma moção para «dar a mensagem clara que em Santa Maria da Feira não será permitida a realização de touradas ou de outros eventos que vivam e explorem a violência e o sofrimento animal». Os deputados municipais escolheram a «cultura contra a violência» e recusaram «o entretenimento contra o sofrimento».
O texto da moção refere-se ainda a uma «recente tentativa de se realizar tourada em Lourosa, surpreende por ser contrária a tudo o que deve ser cultura e entretenimento e por estar completamente em contraciclo com a evolução social e cultural exigida para o nosso século».
A moção pretende evitar ainda que «a violência vire cultura».