Várias forças partidárias e movimentos políticos e sociais participam esta terça-feira numa manifestação à porta do Tribunal de Aveiro contra a condenação de 17 arguidos, acusados da prática de aborto e cumplicidade no acto.
Este julgamento criou uma onda de solidariedade nacional para com as sete mulheres e familiares, pela despenalização do aborto. Sendo condenadas incorrem em penas que podem ir até aos três anos de prisão.
Além destes também são arguidos um médico e funcionários de uma clínica onde se realizam os abortos.
Quase uma dezena de movimentos anunciaram participar no protesto contra o julgamento e condenação ou expressando apoio às mulheres.
Anunciaram a participação na acção de apoio o PCP, a JCP, Comissão de Mulheres da União de Sindicatos de Aveiro, o Movimento Democrático de Mulheres, as organizações Não te Prives – Grupo de Defesa dos Direitos Sexuais, a Acção Jovem para a Paz e a União de Mulheres Alternativa e Resposta.
Do movimento “Petição para um novo referendo” fazem parte deputados socialistas.
O Bloco de Esquerda também já se definiu, posicionando-se contra a penalização. A líder da JS Jamila Madeira, defendeu em Aveiro a despenalização, em Maio último.
As duas petições organizadas, uma é de solidariedade, promovida pelo PCP, entre os deputados do Parlamento Europeu e outra para obter as 75.000 assinaturas de forma a realizar novo referendo.
O Bispo do Porto também já condenou a penalização da prática de aborto, contrariando assim a posição oficial da Igreja Católica.