A coligação PSD-CDS-PPM mantém a presidência da Câmara de Aveiro, com os resultados eleitorais obtidos este domingo, mas perde a maioria absoluta. Com uma composição de quatro vereadores para a coligação, quatro para o PS e um para o Chega, a governação não será tão facilitada como Ribau Esteves teve nos últimos 12 anos mas, sim, obrigada a negociações.
No mandato que ainda não terminou Ribau Esteves, que não se recandidatou tem seis vereadores enquanto o PS tem três. Com esta composição, na Câmara e na Assembleia Municipal, os temas passam facilmente dada a votação sempre favorável.
Novidade para o próximo mandato é a entrada do Chega no executivo, sendo Diogo Machado o vereador do desempate.
Nas freguesias, Bruno Ferreira, do PS, é o novo presidente da Freguesia da Glória Vera Cruz, conseguindo destronar a coligação PSD-CDS-PPM; Catarina Barreto, da mesma coligação, manteve a presidência, mas não conseguiu renovar a maioria absoluta; enquanto em Cacia, Nelson Santos conseguiu, assim como Carolina Santos em Oliveirinha; Pedro Mónica, em S. Bernardo; Óscar Ratola em Santa Joana e Miguel Silva em Nossa Senhora de Fátima-Requeixo-Nariz.
Foram ainda eleitos Cristina Gonçalves em S. Jacinto, Rui Cordeiro em Esgueira e Sara Rocha em Eixo-Eirol.