Sexta-feira, 13 Setembro 2024
InícioAveiroA investigação da PJ

A investigação da PJ

A operação Quarto Minguante culmina vários meses de investigação da Polícia Judiciária que deteve os 11 indivíduos e apreender os 400 Kg de cocaína em elevado estado de pureza.
~
Colaboraram na operação a Autoridade Marítima no Porto de Aveiro e outras estruturas e técnicos de engenharia naval.
As investigações vão continuar “visando o completo desmantelamento desta poderosa organização criminosa, em cooperação internacional com policias congéneres de vários países”.

A cocaína encontrava-se protegida da humidade, em 14 sacos de grande dimensões e nestes em sacos de 2 Kg. A droga encontrava-se dissimulada num tanque de lastro do navio-cargueiro, de 71 m.

Antes de ser retirada a droga do navio, foi preciso, inclusive, fazer a descarga de 1.400 toneladas de arroz, o que demorou cerca de dois dias de buscas pelo navio até encontrar o local onde a cocaína se encontrava escondida.

O SHIAMLEE saiu em Outubro de um porto do Suriname, reabasteceu nas Canárias e o destino era o Porto de Aveiro onde chegou a 9 de Dezembro. Durante a rota “foi controlado durante todo o percurso pela investigação criminal”, segundo a Polícia Judiciária.

Os detidos
~
Os 11 detidos são do sexo masculino e têm entre os 26 e os 60 anos de idade. São nacionais da Holanda, Rússia, Geórgia, Suriname, Guiana e Índia. A tripulação era constituída por 10 indivíduos e o 11º, um holandês, era considerado como “um dos principais líderes da organização criminosa internacional proprietária do navio e responsável pelo envio da cocaína”.

Acabou por ser detido no aeroporto Sá Carneiro, no Porto, antes de fugir de Portugal para a Holanda. “Este indivíduo, que não viajava no navio, encontrava-se em Aveiro para controlar as suas movimentações, sendo o seu destino final o Norte da Europa”, segundo a PJ.

Notícias recentes