Os proprietários dos prédios do cais dos Botirões e da Praça do Peixe vão ser sensibilizados pela Câmara para a necessidade de melhoria da imagem da zona, que passa pela limpeza, pintura ou substituição do revestimento das fachadas dos edifícios e pela harmonização de cores, noticia o JN.
A decisão foi esta segunda-feira ontem tomada por unanimidade pela autarquia ao aprovar o estudo envolvente ao canal da Praça do Peixe.
O documento impõe novas regras no futuro para a construção de edifícios naquela zona, para além de obedecerem aos regulamentos vigentes, nomeadamente ao regulamento do Plano de Urbanização Polis.
(…)
A Câmara defende que devem ser removidos todos os elementos adulterados que desvirtuem o carácter da edificação, na fachada deverá ser dada a preferência a rebocos lisos, pintados ou caiados podendo excepcionalmente ser admitida a utilização de revestimento cerâmico na substituição dos azulejos existentes. A autarquia quer acabar com portas e janelas de alumínio, dando preferência à madeira e ao ferro e não são autorizadas portas ou sistemas de encerramento de tipo industrial.
A Câmara aprovou ainda um conjunto de cores que podem ser utilizadas nas fachadas e ainda a elevação das cérceas – até à altura dos prédios existentes – nos casos em que se justifique. O cais dos Botirões é a prioridade, seguindo-se depois a zona da praça do Peixe. O financiamento deste programa de “coerência” da zona, segundo Alberto Souto, vai ser estudado pela autarquia.»

