O centro histórico e principais acessos à cidade é a primeira zona de Santa Maria da Feira a receber câmaras de videovigilância por se tratar de «uma área muito frequentada por residentes, comerciantes e visitantes», segundo o presidente da Câmara, Amadeu Albergaria. Serão 18 nesta primeira fase, uma operação da Câmara Municipal que investe cerca de 250 mil euros na aquisição do sistema e dos equipamentos.
O protocolo de cooperação entre o município e a PSP, que «estabelece as responsabilidades das duas entidades na implementação e funcionamento do sistema, foi aprovado na reunião do executivo camarário esta terça-feira.
O centro e acessos à cidade são os locais «considerados prioritários para reforçar a prevenção, a segurança de pessoas e bens e a capacidade de resposta perante ocorrências no espaço público».
«Vamos reforçar as condições de segurança e dar à PSP melhores meios para acompanhar e intervir quando é necessário. Esta é a primeira fase de um projeto que queremos alargar progressivamente a outras zonas do concelho, será uma ferramenta de utilização diária pela PSP, reforçando a sua capacidade de presença e de resposta”. », afirmou Amadeu Albergaria.
Cabe ao município «adquirir e disponibilizar o sistema e assegurar os equipamentos, infraestruturas tecnológicas, comunicações e respetiva manutenção e à PSP instruir o processo de autorização para a instalação das câmaras, assegurar a utilização do sistema e o tratamento dos dados recolhidos nos termos legalmente previstos».


